EDUCAÇÃO POR TRÁS DAS GRADES
Em alguns presídios, ainda há muitos desafios para garantir o direito dos detentos concluírem seus estudos e consequentemente se formarem, para que possam se reintegrados a sociedade de uma forma digna, já nas instituições que recebem menores infratores, a continuidade nos estudos é uma obrigação e parte integrante da internação.
Pesquisas comprovam que, em presídios onde estão adultos, estima-se que metade possua alguma estrutura escolar, ou seja somente 8,5% dos encarcerados no ano de 2012, tiveram uma atividade educacional, isso em todo o país.
Entretanto professores e alunos passam por algumas dificuldades, muitos prédios não são adequados para serem usados como salas de aula, pelo fato dos espaços terem pouca ventilação e possuir grades, isso em todas as regiões, sendo que a edução deveria ser tratada como prioridade pela lei.
Em contra parte, existem alguns momentos que, rebeliões e outras ameaças impeçam que aulas possam acontecer, presos com o respectivo mal comportamento, terão as devidas punições, entre elas não poderão assistir as aulas.
Mediante a esses fatos, os materiais didático são escassos, por exemplo, tesouras são proibidas, há locais que nem canetas são permitidas, e os livros e videos são selecionados rigorosamente, para não gerar agitações desnecessárias.
Entre as conquistas para os adultos está a remissão da pena por dias de estudo, onde a alfabetização também recebe atenção especial.
A pessoa que perde o direito a liberdade não pode ter negado o seu direito a educação.
Fonte: Revista Nova Escola - Fevereiro 2014 - revistanovaescola.org.br
Fonte: Revista Nova Escola - Fevereiro 2014 - revistanovaescola.org.br
segundo essa reportagem . eu achei bastante interessante por que fala de pessoas , que mesmo presa em uma cadeia quer estudar e o mas inportante e que isso conta deminuiçao da pena do mesmo.
ResponderExcluirValmira,
ResponderExcluirAcho que a reportagem é pertinente sim porque mostra o que temos estudado nas nossas aulas sobre o direito à educação: ele destina-se a todas as pessoas, incluindo aquelas que estão em regime de privação de liberdade, certo?