Atual PNE
Não podemos esquecer que toda política exige uma planejamento, até para sabermos onde estamos e onde queremos chegar. Quais as etapas para se atingir determinado objetivo.
Neste momento está em tramitação na Câmara dos Deputados o PNE a vigorar entre 2011/2020, que teve por base a Conferência Nacional de Educação (CONAE). Com relação ao PNE anterior, este é mais enxuto e com metas melhor especificadas, no entanto, há problemas com relação a expectativa de ampliação do financiamento e falta de quantificação de metas e especificação de qual dos entes federados será responsável por cada uma das metas.
São vinte metas ao todo, que tratam de toda a educação, desde a creche, até a pós-graduação, passando pela Educação de Jovens e Adultos e alfabetização. No entanto, especialistas da área dizem que os 7% do Produto Interno Bruto (PIB) previstos para serem aplicados até 2020, não fecha a conta. Seriam necessários 7% até 2014 e 10% até 2020, conforme aprovado na CONAE.
O desafio é enorme, pois hoje apenas 18% da demanda por creche é atendida. O PNE propõe 50% até 2020, no entanto, os especialistas em educação infantil almejam 100% da demanda explicitada atendida até 2020. Para isso dividem a meta em etapas.
Outro grande desafio é a ampliação do ensino médio, pois hoje apenas 50% dos jovens dentro da faixa etária específica alcançam esta etapa de ensino. Além disso, há a escola em tempo integral, que para se tornar uma realidade, de fato, precisa pensar, principalmente, currículo e financiamento.
A política de educação, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, passou a ser acompanhada de planejamento, conforme exposto, no entanto, ainda precisamos de maior controle social, que monitore
Disponível em: http://www.criancanoparlamento.org.br/?q=node/952, acesso 20/03/2014

Será muito importante para a educação se as metas que relata o texto fossem realmente atendidas,se essa divisão acontecesse,a educação daria sim seu passo para a vitória.Vamos esperar como sempre esses avanços, não queremos só promessas e sim atitudes reais.
ResponderExcluirFernanda e Claudia,
ResponderExcluirVamos estudar um pouco mais sobre o PNE nas nossas próximas aulas. Essa reportagem pode ser bem importante para as nossas discussões.
Faltou o comentário da colega que postou essa reportagem, não?
Sim, faltou Pro.
ExcluirAcabo de postar... Bjus
acho que o jovem realmente precisa se interessar pelo ensino, mas para que isso aconteça tem que ser planejado como um todo, aumentar o horário não vai resolver esta situação, tem que haver aulas voltada a cultura e a arte. ,
ResponderExcluirMais do que números, precisamos de educação de qualidade. É preciso levar conhecimento aos cidadãos sobre a administração pública. Ampliar os atendimentos nos níveis de ensino traçando objetivos e metas para nosso ensino da educação infantil até graduação. Portanto nosso país precisa e merece um plano de responsabilidade educacional.
ResponderExcluir